Olá a todos os amigos e amigas da Astronomia.

Nesse dia 21/12/2020 o CEAAL Transmitiu para o Brasil e para o mundo a Conjunção dos gigantes do Sistema Solar, evento que acontece a cada 20 anos mas que, devido à grande aproximação aparente nesse ano, não acontecia desde a idade média.

A ideia da transmissão do CEAAL foi concebida pouco antes da live do Observatório Nacional (ON) do dia 19/12/2020 onde David, Romualdo e Júlia participaram transmitindo imagens diretamente de Maceió da conjunção dos planetas para o canal do You Tube do ON.

Durante o domingo e a segunda de manhã, os sócios do CEAAL agilizaram o roteiro de trabalho e várias entidades ligadas à divulgação da Astronomia cujas condições atmosféricas não seriam favoráveis à transmissão do evento, nos deram a satisfação de retransmitir nossas imagens. Foram as seguintes instituições e canais de divulgação: Observatório Nacional, Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Astro Space, Astroneos, Space Today, Planetário do Rio de Janeiro e Planetário do Ibirapuera.

Cartaz de nossa live da conjunção

Então, por volta das 17:40 começamos a montar nossos instrumentos para a transmissão do ano. Usamos dois setups para realizar imagens do fenômeno: O principal, onde transmitimos as imagens ao vivo, foi um Telescópio Meade de 12″ (30cm) Schmidt-Cassegrain – LX90-ACF (Da Usina Ciência) montagem altazimutal com uma câmera QHY 183 Color refrigerada (de Romualdo – CEAAL) e um pequeno refrator Space Cat de 250mm de distância focal montado em um Skyguider Ioptron e montagem equatorial com uma Canon T1i modficada. Este pequeno Setup ficou a cargo da nossa sócia mirim, Júlia Gabriela Caldas que tirou várias fotos através do programa Backyard EOS.

Fotos dos Setups e dos sócios do CEAAL durante nossa live

Começamos a transmissão, às 18h00 e os sócios do CEAAL trabalharam febrilmente nessa live. Mostramos de início a tão esperada conjunção de Júpiter e Saturno com David Duarte comentando as imagens de forma magistral. David usou o programa Sharp cap e com os recursos do mesmo, alterou várias vezes a exposição da imagem para explicar ao nosso público, como poderíamos ver os satélites desses planetas. Aproveitou também para identificar os satélites e Romualdo ajudou na identificação de uma estrela nas imediações, estrela essa importante visto que, em algumas localizações do globo, a mesma foi ocultada por Júpiter e por Ganimedes. Por isso, o  Observatório Franco – Canadense – Hawaiano quer fotos dessa estrela no mesmo campo de Júpiter para fazer um trabalho de estereoscopia.  David também mostrou uma foto da conjunção do dia 20/12/2020 processada para nosso público ver, em primeira mão, essa belíssima imagem. Os sócios do CEAAL também contribuíram muito nesses momentos respondendo perguntas dos internautas e comentando as imagens destacando-se nessas tarefas, Paulo Coutinho, Lucas Morais, Andreia Juelle, Betânia e nosso ilustre convidado Alberlan o famoso Astrofotógrafo do Canal Astro Space também contribuiu com várias e importantes informações. Vários outros sócios do CEAAL participaram nos bastidores ajudando na transmissão, em particular, Ernande Jr. A todos nosso muito obrigado.

Prints de nossa live

Belíssima foto processada por David Duarte

Nossa live no Youtube, até quando foi possível mostrar a conjunção (cerca de 19:30) atingiu recordes de público. Quando não foi mais possível mostar as imagens dos planetas, Começamos a mostrar imagens da Lua em sua fase de 1/4 crescente. David novamente deu um espetáculo mostrando vários aspectos do relevo lunar passeando por mares, cadeias de montanhas e várias crateras. Por fim, atendendo a pedidos, mostramos imagens do planeta Marte onde ainda foi possível exibir algumas características de sua superfície.

Finalizamos nossas transmissões às 20:30 com mais de 45.000 visualizações em nosso Canal do YouTube. Clique aqui para ver nossa transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=ZqKHTeeScUI

Página da transmissão do CEAAL

Terminamos aqui, esse post com um enorme agradecimento à Usina Ciência, entidade parceira do CEAAL há mais de 25 anos, ao amigo Sérgio Sacanni do Space Today por seu importante apoio e divulgação de nosso canal, ao Alberlan por sua presença na live e seu canal Astro Space, à Josina do ON por seu apoio e também por ceder nossas imagens ao Jornal Nacional : https://globoplay.globo.com/v/9120399/

Agradecemos ao Alberlan e ao Sérgio Sacanni e pedimos aos nossos internautas que se inscrevam em seus canais : Astro Space e Space Today.

Agradecemos à Professora Josina do Observatório Nacional e solicitamos aos nossos internautas que se inscrevam no canal do You Tube do Observatório Nacional..

Agradecemos também ao Laboratório Nacional de Astrofísica, Astroneos, Planetário do Rio de Janeiro e Planetário do Ibirapuera.

Um Feliz Natal e que 2021 seja melhor para todos.

 

Leave A Comment