Olá a todos os amigos da Astronomia. Neste sábado, dia 29/09/2018 o CEAAL começou mais um Curso de Iniciação à Astronomia(CIAst) em sua 44ª edição. Andreia Juelle (CEAAL) é quem está coordenando este CIAst que tem como instrutores, além dela própria, Romualdo Caldas (CEAAL,  BRAMON e SAB), David Duarte (CEAAL), José Edson (CEAAL, Eclipse e SAB), Paulo Coutinho(CEAAL), Adriano Aubert (CEAAL, OAGLL, BRAMON) e Luiz Lima (CEAAL).

Dez minutos antes das 15:00, Andreia Juelle deu boas vindas a todos e apresentou o CEAAL, falando resumidamente como será o andamento do CIAst. Todos os alunos (quarenta e cinco no total) receberam já, nesse primeiro dia, as apostilas impressas e assinaram a lista de presença. Sócios do CEAAL ajudaram muito no apoio.

Andreia dá as boas vindas

Romualdo inicia sua aula introdutória do CIASt falando sobre a História da Astronomia, desde o aurora da espécie humana e a importância crucial desta Ciência para nossa sobrevivência, que dependia do deciframento desse imenso relógio cósmico chamado firmamento celeste. Povos antigos foram mencionados: Sumérios, Caldeus, Babilônicos, Egípcios, Chineses, Hindus, Polinésios, Povos pré-Colombianos (Incas, Maias e Astecas), nossos indígenas e, é claro, a civilização Grega e o diferencial desta perante todas as outras acima mencionadas com seu arsenal de descobertas e erros que duraram 1500 anos.

Romualdo na aula de História da Astronomia. Sala lotada

Falou também do renascimento com seus personagens principais desafiadores do modelo de Ptolomeu para o Universo: Copérnico, Tycho Brahe, Kepler e Galileu, além de Newton, e os acontecimentos dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI. Terminou a aula exatamente às 17:00

Demos então um breve intervalo de 30 minutos, onde todos tiveram direito a um lanche de cortesia do CEAAL, cujos sócios serviram com presteza e dedicação no apoio deste evento.

Parte da equipe do CEAAL no primeiro dia do CIAst(esquerda para direita: Lucas de Morais, Jonathan Vieira, Romualdo Arthur e Marcos Acok Leão)

Após o intervalo, David Duarte inicia sua aula sobre Esfera Celeste com sua eficiência na transmissão deste conhecimento, importante para quem quer iniciar-se como Astrônomo amador. Terminou sua aula às 19:38 e todos foram convidados para observarem no pátio as constelações, orientados pelos sócios do CEAAL Lucas Morais e David Duarte.

David em sua aula de Esfera Celeste

Turma após a aula nas observações

Terminamos nossas atividades às 22:00 e aguardamos a todos para a segunda semana do CIAst com as aulas de Movimentos Celestes e Sistema Solar. Uma boa semana.

Leave A Comment