Olá a todos os amigos da Astronomia no Brasil e no Mundo. Nosso sócio Romualdo Arthur esteve sábado, dia 02/01/2021 na Usina Ciência, de manhã, e, às 10:10 registrou algumas fotos do Sol. Neste dia e horário, a Terra se encontrava no seu ponto de máxima aproximação do nosso Astro-Rei. Esse fenômeno se chama Periélio e a Terra estava a cerca de 0.98325 unidades astronômicas (u.a) do Sol. 1 u.a corresponde à distância média Terra-Sol (150 milhões de quilômetros). Nosso sócio utilizou um telescópio celestron de 102mm de abertura,  f/6.5 montagem altazimutal goto com filtro solar Thousand Oaks que bloqueia 99,9% dos raios solares e permitem uma observação segura. Associada a esse equipamento, uma máquina Canon Ti1 modificada conectada ao tubo óptico no lugar da ocular. A Canon estava ajustada para Manual,  ISO 1600 com fotos de 1/4000s o que permitiu registrar imagens do disco solar que, na ocasião, estava sem manchas visíveis (ver imagem abaixo).

A finalidade dessa foto é para comparar com outra a ser realizada 6 meses depois, no Afélio, quando a Terra estará a 1.01672 u.a do Sol no dia 05/07/2021. Vamos utilizar o telescópio acima descrito e máquina Canon com as mesmas configurações para comprovar uma pequena diminuição do disco solar nessa segunda imagem em relação ao registro de Janeiro 2021. Demonstrando com isso que a órbita da Terra é quase circular, entretanto por ser quase (tem uma pequena excentricidade), não é um círculo perfeito e, sim, uma elipse.

Sol: Periélio 02/01/2021

Um bom 2021 para todos.

Nota: Em observações ou registros do Sol, jamais olhe diretamente para ele, seja a olho nu ou através de telescópios sem a devida proteção, pois isso poderá acarretar em cegueira permanente!!! Nunca use também, artefatos tais como: Chapas de raio-x, vidros ou óculos escuros e outros aparatos que não sejam instrumentos astronômicos solares apropriados, porque tais objetos deixam passar radiação e luz suficiente para levar à cegueira parcial ou total. Em casos de fenômenos astronômicos que envolvam o Sol, procure informações nos clubes de Astronomia espalhados pelo País, para sua segurança ocular ou assista ao evento pela internet.

2 Comments

  1. outubro 8, 2021 at 3:53 am

    I’ve been surfing online more than 3 hours as of late, yet I never
    found any fascinating article like yours. It’s beautiful worth enough for me.
    Personally, if all site owners and bloggers made just right content as you probably did, the net will probably be
    much more useful than ever before.

    • romualdo caldas-Reply
      abril 11, 2022 at 1:55 pm

      Thank you very much

Leave A Comment