Olá a todos os amigos da Astronomia, o CEAAL teve um sábado diferente no dia 25/01/2020. Planejamos uma viagem à Arapiraca em nossa última assembleia em Novembro de 2019 e concordamos, nesta reunião, irmos ao Planetário de Arapiraca, no último sábado de Janeiro de 2020. Graças ao sócio Hélvio, alugamos um micrônibus e rumamos para Arapiraca na referida data acima, às 13h. Fizeram parte da comitiva, Romualdo Arthur e sua filha Júlia Gabriela, Betânia Pereira, Marcos Lobo, Hélvio, Lucas Moraes, Paulo Coutinho, Valéria Pereira, Laura, Jonathan e Emileide, Lucas Melo, Renata, Eduardo Lima, José Sobrinho, Neftali Jr, Zilma e sua Filha Nicole.

Sócios acomodados no ônibus, rumando para Arapiraca.

Viagem foi tranquila e chegamos por volta das 16h00 na sede do Planetário, encontrando logo nosso amigo e sócio do CEAAL,  fundador do Clube Eclipse de Arapiraca e Professor do Planetário,  José Edson. Este nos recebeu com muita satisfação e carinho e, logo, nos confraternizamos com os sócios do Clube Eclipse, nos sendo apresentada a fundadora do Clube Genesis,  Professora Magna Cristina e seus alunos. Ressaltamos também que o Diretor do Planetário, Jhonatan Davi Neves também nos recebeu com muita alegria.

Confraternização dos sócios do CEAAL com os sócios do Eclipse, do Gênesis e do Planetário.

Quando o relógio marcou 16h30 a Direção do Planetário deu as boas vindas a todos nós, às crianças do lar São Domingos Sales e à comunidade em geral. O Diretor, Jhonatan Davi, convidou Betânia e Romualdo do CEAAL para vir à frente, agradecendo à nossa visita. Os sócios do CEAAL falaram um pouco transmitindo a satisfação deste encontro nosso, destacando o grande trabalho na educação astronômica promovido pelo Planetário e pelos Clubes de Astronomia da Cidade (Eclipse e Genesis). Agradecemos também à colaboração de nossos sócios.

Diretor Jhonatan Davi com Romualdo e Betânia, além do Edson e demais integrantes do planetário

Após estas breves palavras, o Diretor Jhonatan Davi anunciou o teatro de fantoches para alegrar e ensinar à criançada presente, a Astronomia básica e foi uma excelente apresentação arrancando aplausos dos pequenos que ficaram durante o espetáculo em silêncio e curtindo muito o ensino transmitido de forma lúdica. A peça do Vovô Sol e da netinha Lua, foi escrita por José Edson.

Teatro de Fantoches

Logo depois, às 17h10 Romualdo deu uma breve palestra sobre o Projeto Ártemis da NASA que tem a ambiciosa tarefa de levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024 e de tornar a Lua uma base permanente a partir de 2028 e, a partir daí, dar um passo mais audacioso: Levar uma tripulação para Marte em fins da década de trinta. Todos prestaram muita atenção e, ao término das explicações, que se deu às 17h35. Romualdo foi muito aplaudido.

Romualdo iniciando a palestra.

Finalizada a Palestra, fomos todos conduzidos à cúpula do Planetário para a grande sessão apresentada por José Edson em grande estilo, lotando o local. Fizemos uma viagem no tempo e espaço de cerca de 45 minutos. Vários de nossos sócios ficaram encantados com a sessão do planetário.

Sócias do CEAAL posam para foto no pavilhão das várias cientistas e astronautas famosas.

Tivemos lanche rápido e subimos no mirante do Planetário, na esperança de observarmos ao telescópio, visto que o CEAAL levou um de seus melhores instrumentos um Celestron de 8 polegadas. Infelizmente o céu estava densamente nublado o que impossibilitou realizar nossa intenção.

Fotos da despedida dos nossos irmãos na Astronomia de Arapiraca, no mirante do Planetário, foto da entrada do Planetário e do Auditório.

Retornamos por volta das 19h50 à Maceió, com muita alegria no micrônibus. Enquanto isso, na sede do CEAAL, estavam David Duarte, Lucas Fernandes, Nathã e Marcos Acok Leão na vigília aguardando os visitantes e também o nosso retorno. Chegamos às 22h30 contentes por essa tarde/noite espetacular de troca de experiências com nossos clubes irmãos na Astronomia. Obrigado a todos que tornaram possível este encontro.

 

Leave A Comment