CEAAL celebra oposição de Saturno com várias atividades

Confira a programação do CEAAL para divulgação da oposição do planeta Saturno. Eventos acontecem entre os dias 05 e 17 de maio. Participe!

Por David Duarte

No próximo sábado, dia 10 de maio de 2014, o planeta Saturno estará em oposição em relação ao Sol. Tal configuração planetária ocorre somente com os planetas superiores (Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e se caracteriza pelo alinhamento de um destes planetas com a Terra e o Sol, estando o nosso planeta entre os outros dois corpos. A oposição é o período mais favorável à observação desses planetas, pois o planeta que se encontra nesta configuração permanece acima do horizonte durante toda a noite; nasce ao pôr do Sol e se põe na alvorada, quase exatamente oposto à nossa estrela. Além disso, a oposição se dá praticamente ao mesmo tempo da maior aproximação (menor distância) do planeta à Terra em um dado período sinódico. A oposição e a maior aproximação diferem em, no máximo, alguns dias, só não coincidindo com exatidão porque as órbitas dos planetas são elípticas, com alguma excentricidade, isto é, não são círculos perfeitos, conforme descoberto por Johannes Kepler há cerca de 400 anos.

Alinhamento entre Sol, Terra e Saturno no dia 10/05/2014.

Nesta oposição, Saturno estará a pouco mais de um bilhão e trezentos milhões de quilômetros da Terra, com um diâmetro aparente no céu de 18,7 segundos de arco (ou 43,5 com os anéis) e magnitude visual de 0,1, que o coloca entre os astros mais brilhantes do céu noturno. Visto a olho nu, apresenta-se semelhante a uma estrela de coloração amarelada, mas que não cintila. Está na constelação da Libra, formando um triângulo com as estrelas Zubenelgenubi e Zubeneschamali, tendo a constelação do Escorpião a leste e a constelação da Virgem – onde está o planeta Marte – a oeste. Saturno, que leva aproximadamente 30 anos para fazer uma revolução em torno do Sol, possui um período sinódico de 378,09 dias. As oposições se repetem com estes intervalos. A próxima, portanto, ocorrerá no dia 23 de maio de 2015, mas o planeta estará mais distante que na atual.

O CEAAL, com apoio da Usina Ciência (Proex/UFAL), promoverá alguns eventos por ocasião do fenômeno, como segue:

 

  • Exposição Paisagens Cósmicas

A exposição é composta por 20 painéis de exuberantes fotografias astronômicas, acompanhadas de texto descritivo. As imagens vão desde nosso próprio planeta e outros objetos do Sistema Solar, a nebulosas, aglomerados estelares e galáxias. Um dos painéis contém imagens de Saturno, em uma das quais, obtida pela sonda Cassini, pode-se ver a Terra como um ínfimo ponto ao fundo.

Local: Biblioteca Central da UFAL

Período: de 05 a 30/05

Horário: das 07 às 21:40 h

Obs: A exposição, inicialmente planejada para ocorrer até o dia 16/05, foi prorrogada até o dia 30 do mesmo mês.

 

  • Palestra sobre o Planeta Saturno

As palestras ocorrerão no auditório da Usina Ciência (Av. Aristeu de Andrade, 452 – Farol), nos dias 10 e 17 de maio, com início às 20 h.

 

  • Observações Públicas

Se as condições atmosféricas permitirem, serão realizadas 4 sessões de observação pública por telescópio, nas quais, além do planeta Saturno, também serão vistos o planeta Marte e a Lua. O CEAAL disponibilizará telescópios para observação nos seguintes locais e noites, a partir das 19:30:

-09/05 (sexta-feira) – Em frente à Biblioteca Central da UFAL;

-10/05 (sábado) – Na Usina Ciência, após a palestra;

-15/05 (quinta-feira) – Em frente à Biblioteca Central da UFAL;

-17/05 (sábado) – Na Usina Ciência, após a palestra.

Leave A Comment