A Semana de Abertura do Ano Internacional da Astronomia em Alagoas

Veja como foi a nossa Semana de abertura do Ano Internacional da Astronomia.

Semana de Abertura do Ano Internacional da Astronomia em Alagoas

 

David Duarte coordenador da semana de Abertura do IYA 2009 em Alagoas.

 

O Ano Internacional da Astronomia 2009 foi lançado nas mais de 50 cidades brasileiras que dele participam, com eventos diversos, organizados entre os dias 19 e 28 de janeiro, período denominado de Semana de Abertura do AIA2009.

Em Maceió, o CEAAL promoveu seus eventos de abertura ao longo de seis dias, iniciando no dia 19 de janeiro e culminando no dia 24 do referido mês.

Durante esse período, proporcionamos à população alagoana dias intensos de atividades astronômicas seguidas e variadas, a saber: ciclo de palestras, sessões de planetário, observações públicas ao telescópio, diurnas e noturnas, exposição de nossos trabalhos na forma de painéis, além da exibição de documentários envolvendo a ciência Astronômica, especialmente, acerca de telescópios.

Todas as atividades acima mencionadas, com exceção do Assim se vai aos Astros “Sic Itur Ad Astra” da sexta feira, ocorreram nas dependências da Usina Ciência/PROEX/Universidade Federal de Alagoas.

A Semana de Abertura do AIA2009 em Maceió teve início no dia 19 de janeiro, às 8h da manhã, quando foi aberto ao público o edifício da Usina Ciência, para observação dos painéis expostos no corredor principal do prédio, conforme o cronograma da Semana, divulgado previamente no website do CEAAL, www.ceaal.org.br.

Painéis com trabalhos do CEAAL expostos no corredor da Usina Ciência.

Por volta das 19:00 do primeiro dia, o Coordenador da Semana de Abertura do AIA2009, David Duarte C. Pinto, deu início à palestra de abertura, “Histórico e Metas do IYA2009”. Na sequência, foram exibidos os vídeos de saudação da Presidente da União Astronômica Internacional e do Comitê Executivo do AIA, Catherine Cesarsky, e do Coordenador Nacional Geral do AIA para o Brasil, Augusto Damineli. Logo a seguir, foi chamado o Vice-Presidente do CEAAL, Romualdo A. Alencar Caldas, que declarou aberto o Ano Internacional da Astronomia em Maceió. Em seguida, foi exibido o documentário oficial do AIA, “Eyes on the Skies”. No primeiro dia, houve, ainda, uma breve sessão de observações ao telescópio, com o céu um tanto nublado.

Observações Públicas na Semana de Abertura do Ano Internacional da Astronomia.

Na terça-feira, dia 20, após a exibição de painéis durante o dia, começando às 19:00, ocorreu a segunda palestra da semana, “Exoplanetas – Além do Sistema Solar”, de Romualdo A. Alencar Caldas, seguida de uma sessão no Planetário da Usina Ciência, operado por Kizzy A. Resende e Edmilson S. Barreto e de observações públicas ao telescópio.

Sessões do Planetário na Semana de Abertura do AIA 2009

Iniciando às 8:00, na quarta-feira, houve exibição de painéis e a terceira palestra, “Construindo um Observatório”, de Simone Barros, ao fim da tarde, encerrando a programação diurna. A partir das 19:00, foi apresentado o vídeo “Hubble – 15 anos de descobertas”, no lugar de “Galileu Galilei”, uma pequena alteração ao cronograma divulgado no site. Na sequência, observações públicas ao telescópio. Sem mais eventos diurnos além da exibição de painéis, o quarto dia, 22 de janeiro, deu início à sua programação noturna por volta das 19:30, com a palestra “A História do Telescópio”, de David Duarte C. Pinto, que foi sucedida pelas rotineiras observações ao telescópio. A noite da quinta-feira nos presenteou com os céus mais límpidos da semana, possibilitando a observação da Grande Nebulosa do Órion, a Nebulosa da Tarântula, além de outros objetos de céu profundo, como os aglomerados M41 e M93.

Observações Públicas todos os dias da Semana de Abertura do AIA 2009.

A sexta-feira teve, além da exibição dos painéis na Usina Ciência durante o dia, um Sic Itur Ad Astra especial. A partir das 18:30, seis sócios do CEAAL se reuniram à frente do “recém-nascido” Observatório Estadual do CEPA e disponibilizaram dois telescópios para observações públicas, atingindo um total de mais de 80 pessoas. O principal astro da noite foi o planeta Vênus. O Observatório do CEPA foi construído com verbas estaduais e será operado pelo CEAAL. Deverá ser inaugurado em breve.

Painéis com trabalhos do CEAAL expostos no corredor da Usina Ciência.

O último dia dos eventos de abertura do AIA em Maceió iniciou-se às 8:00 e seguiu com a exibição dos trabalhos do CEAAL até às 15:00, quando recebemos a TV Pajuçara, presente ao evento especialmente por ocasião do AIA2009, e realizamos duas sessões no Planetário. Logo em seguida, os visitantes foram encaminhados ao pátio da Usina Ciência para observações solares, por meio de projeção. Com ligeiras alterações à programação, a partir das 17:00, houve a penúltima palestra da Semana de Abertura, “Curiosidades sobre Algumas Estrelas”, de Severino Fidélis de Moura, seguida de um breve intervalo para observações de Vênus, único astro que se apresentava passível de observação logo após o pôr do Sol. Por volta das 19:00, retornando os presentes ao auditório, o Coordenador da Semana de Abertura do AIA2009 em Maceió, David Duarte C. Pinto, novamente, discorreu acerca do histórico, objetivo, programas e metas do AIA, passando a palavra, em seguida, a Adriano Aubert S. Barros, Presidente do CEAAL, para proferimento da última palestra da Semana, “Novos Horizontes e Desafios da Astronomia”.

Romualdo Caldas dá entrevista à emissora de TV.

Por fim, o Coordenador da Semana de Abertura do AIA2009 agradeceu a todos que prestigiaram, com sua presença, os eventos da reportada semana e a deu por encerrada, ao passo que convidou a todos a participarem dos demais eventos a serem realizados por ocasião do Ano Internacional da Astronomia 2009.

No decorrer da Semana de Abertura do AIA2009 em Maceió, o CEAAL recebeu 58 visitas, além das mais de 80 pessoas que observaram ao telescópio no Sic Itur Ad Astra realizado na sexta-feira.

David Duarte C. Pinto
Coordenador da Semana de Abertura do AIA2009 em Maceió

PROGRAMAÇÃO:

19/01 Segunda-feira

8h às 18h – Exposição de trabalhos (painéis) do CEAAL;

19h às 20h – Palestra de Abertura – Histórico e Metas do IYA 2009 – por David Duarte C. Pinto;

20h às 21h – Vídeo Documentário “Eyes on The Sky”;

21h às 22h – Observações públicas no pátio da Usina Ciência.

20/01 Terça-feira

8h às 18h – Exposição de trabalhos (painéis) do CEAAL;

19h às 20h – Palestra 2: Exoplanetas: Além do Sistema Solar – por Romualdo Arthur A. Caldas;

20h às 21h – Sessões de Planetário;

21h às 22h – Observações públicas no pátio da Usina Ciência.

21/01 Quarta-feira

8h às 15h – Exposição de trabalhos do CEAAL;

15h às 17h – Sessões de Planetário;

17h às 18h – Palestra 3: Construindo um Observatório – por Simone Barros;

19h às 21h – Vídeo Documentário – 15 anoo do Telescópio espacial Hubble;

21h às 22h – Observações públicas no pátio da Usina Ciência.

22/01 Quinta-feira

8h às 18h – Exposição de trabalhos do CEAAL;

19h às 20h – Palestra 4 – A História do Telescópio – Por David Duarte C. Pinto;

20h às 22h – Observações públicas no pátio da Usina Ciência.

23/01 Sexta-feira

8h às 18h – Exposição de trabalhos do CEAAL;

19h às 22h – Sic Itur Ad Astra no CEPA.

24/01 Sábado

8h às 15h – Exposição de trabalhos do CEAAL;

15h às 15h40min – Sessões de Planetário;

15h40min às 16h40min – Palestra 5: Curiosidades sobre Estrelas – por Severino Fidélis de Moura;

16h40min às 18h – Observações públicas: Sol e Vênus;

19h às 20h – Palestra 6: Novos Horizontes e Desafios da Astronomia – por Adriano Aubert S. Barros;

20h às 22h – Observações públicas no pátio da Usina Ciência.

Leave A Comment