Olá a todos os amigos da Astronomia, iniciamos nossas atividades 2020 no sábado 04/01 às 18h00 na nossa sede da Usina Ciência. Os sócios do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) compareceram em bom número para o primeiro dia de divulgação Astronômica. Romualdo e Ernande começaram montando o Ioptron pro skytracker com uma máquina Canon T1i para fotografar com uma lente de 35mm f/4.5 a constelação do Órion com ênfase na estrela Betelgeuse cujo brilho está diminuindo o que vem despertando o interesse de todos os Astrônomos no mundo. logo depois Paulo Coutinho se junta aos dois e também contribui na visualização e medida do brilho de Betelgeuse.

Romualdo e Paulo Coutinho (esq) avaliam o brilho de Betelgeuse. Romualdo e Ernande (Dir) iniciando os trabalhos ainda de dia.

 

Tiramos várias fotos dessa constelação para posterior empilhamento. À medida que fazíamos as astrofotos, foram chegando mais sócios e também bom número de visitantes que nos acompanhavam na captura das imagens e observavam também a Lua e objetos de céu profundo através de nossos telescópios montados para essa finalidade.

Visitantes observam a Lua e objetos de céu profundo e nossos sócios complementam a observação com dados teóricos sobre o que é visualizado.

Vale ressaltar que nossa sócia mirim, Nicole, e sua mãe, também sócia do CEAAL, levaram o seu telescópio Maksutov recém adquirido para observação, fazendo que as crianças presentes, observassem com bastante alegria a nossa Lua. Recebemos muitos visitantes prometendo voltar outros dias.

Crianças e adultos fazem a festa ao observarem no mais novo telescópio adquirido por Nicole. Destaque a essas observações as crianças Nicole e Júlia.

Por volta das 20h30 começamos a colocar em ação também, nossa montagem equatorial Heq5 motorizada sob a supervisão de David e Romualdo, além de nosso telescópio refrator de 80mm apocromático com uma câmera ASI 1600 mono cooled com roda de filtros em banda estreita para fotografar objetos como a Nebulosa cabeça do cavalo e da Chama no Órion e a Nebulosa da roseta no Unicórnio. Devido a pequenos problemas técnicos e o tempo, fizemos poucas fotos desses objetos de céu profundo, entretanto, conseguimos visualizar suas nuances o que nos deu certeza que vamos melhorar cada vez mais.

Montagem do equipamento de astrofotografia por David, Ernande, Lucas Moraes. Astrofotografias: David e Romualdo.

Agora, em primeira mão, nossas fotos das Nebulosas Cabeça do Cavalo (no Órion) e da Roseta (no Unicórnio). Percebemos que nossos instrumentos têm potencial para ir muito além e conseguirmos, mesmo no céu de Maceió, boas fotos de nebulosas em banda estreita. Vejam por vocês mesmos, abaixo:

Roseta Nebula

Cabeça do Cavalo Nebula e Chama Nebula

Saímos da Usina Ciência por volta das 01:15 da manhã do domingo. Obrigado a todos os sócios que compareceram nesse primeiro dia de reunião/observação. Aos sócios, aos visitantes e a todos, um bom 2020.

2 Comments

  1. janeiro 7, 2020 at 1:42 pm

    Tudo maravilhoso! Nicolinha cada dia mais apaixonada pela astronomia.

  2. Antônio Carlos Tavares-Reply
    janeiro 7, 2020 at 2:42 pm

    Parabéns. Continuem.

Leave A Comment