1° Assim se vai aos Astros de 2009

No dia 03 de janeiro, sábado, o CEAAL foi ao Corredor Vera Arruda, na praia de Jatiúca, com seus telecópio e promoveu mais uma noite de observação do céu. Saiba como aconteceu.

  Projeto assim se vai aos Astros – 03/01/09
Corredor Vera Arruda, Jatiúca, Maceió – Alagoas.

 

    Curiosos observadores da Lua no Corredor Vera Arruda.

Assim que se anunciou a chegada do Ano Novo, exatamente no dia 03 de janeiro de 2009, os astrônomos amadores de alagoas reuniram-se no Corredor Vera Arruda em Maceió, para prestigiar a população local com a imagem da Lua, da Constelação de Órion e outros Asterismos que encantam os olhos de todos os viventes, através de três telescópios: dois de 180mm e um de 132mm, todos construídos artesanalmente por integrantes do Ceaal.
Este evento é uma iniciativa do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, que tem o objetivo de divulgar a Astronomia à comunidade em geral, através da contemplação dos principais fenômenos astronômicos.
Quando paramos na praça, já encontramos um dos membros do nosso clube com o seu equipamento, que já estava representando o nosso projeto “Assim se vais aos Astros” e havia chegado às 19:00 h. Fomos cercados por muitas crianças, acompanhadas de adultos, normalmente turistas de outras unidades da federação, uma vez que, este logradouro é referência em eventos e apresentações. Coletamos 69 assinaturas, embora tenhamos atendido um número superior a 120 pessoas num espaço de duas horas de observação.

    Durante duas horas de observação telescópica,, muitas visitantes saiíram encantados com a atividade.

Como sempre, quando as pessoas observam deixam escapar um comentário de admiração e deslumbre e fazem perguntas diversas: ” A que distância estou vendo a Lua agora?” “Por que estou vendo ela invertida?” “Quem paga esse serviço?” “Que lindo!” “Que massa!” Fica sob a responsabilidade dos membros da equipe responderem as perguntas dos interlocutores e interessados.

Sic Itur Ad Astra!

 

Título: Projeto Assim se Vai Aos Astros

Local: Corredor Vera Arruda, praia de Jatiúca. 

Coordenador: Severino Fidelis de Moura

Data: 03/01/2009

Horário: Início 20:20 h Término 21:10 h

Público Atendido: 67 participantes

Realização: Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, CEAAL

Parceiros: Usina Ciência / PROEX / UFAL

Secretaria de Estado da Educação e dos Esportes-SEE-AL

Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação-SECTI-AL

Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas – FAPEAL

Leave A Comment