CEAAL

PESQUISA EM ASTRONOMIA

Astronomia Observacional

David Duarte Cavalcante Pinto, membro do CEAAL, concluiu, ao final de 2010, seu projeto de compilar um novo catálogo de objetos de céu profundo, batizado de Catálogo BCA, o Catálogo Brasileiro do Céu Austral, que busca, em suas próprias palavras,”fornecer um belo resumo dos melhores objetos desta maravilhosa metade do céu”.

Estrelas Variáveis

O CEAAL vem monitorando estrelas variáveis de diversos tipos, especialmente as de longo período (LPVs), estrelas RV Tauri, Irregulares dos tipos S Dor e R CrB, bem como Novae (Novas) e Supernovae (Supernovas), especialmente quando são descobertas no Hemisfério Sul Celeste. Também pretendemos, muito em breve, inicar a fotometria dessas estrelas por meio de imagens digitais (CCD, DSLR etc).

O CEAAL fez a tradução para a língua portuguesa do Manual da AAVSO para Observação Visual de Estrelas Variáveis. A versão já foi publicada no website da AAVSO. Visite a página do CEAAL dedicada ao Manual.

Ensino da Astronomia

Desde 2005, o CEAAL vem desenvolvendo projetos de Astronomia em escola pública estadual, Escola estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, visando avaliar como a prática da Astronomia pode desenvolver o aprendizado dos jovens. A Astronomia é claramente uma ótima disciplina para a interdisciplinaridade e motivação. Com já três anos da aplicação do projeto na escola, estamos agora analisando os resultados obtidos.

Meteorítica

Os membros do CEAAL vêm desenvolvendo estudos sobre meteoritos, tendo inclusive colaborado na investigação sobre o possível meteorito do Museu Xucurus, em Palemira dos Índios. A equipe do CEAAL realizou algumas medidas e obteve um pedaço de cerca de 55 g da rocha, que foi enviada a especialista do Museu Nacional. Após a análise, verificou-se não se tratar de um meteorito.

Instrumentação

Os membros do CEAAL vêm desenvolvendo habilidades na construção de Telescópios. As pesquisas são coordenadas por Severino Fidelis de Moura, que vem se afirmando como um excelente construtor de telescópios no Brasil.

CEAAL na BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros

O CEAAL é membro ativo da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, desde meados de 2017, tendo participado não somente com a estação de monitoramento de meteoros na atmosfera terrestre, mas também das campanhas de observação de impactos lunares, e com sucesso na detecção do primeiro impacto confirmado registrado desde o território brasileiro.

Comments are closed.